sexta-feira, 16 de janeiro de 2009



A história do kick Boxing

O Kick Boxing surgiu nos meados dos anos 70 ( por volta de 73 ) nos E.U.A. e chegou a Portugal por volta de 76 . Nasceu da simbiose de vários estilos das Artes Marciais , e de alguns desportos de combate , sendo talvez o Karate , o Tae-Kwon-Do, o Thai Boxing e o Boxe Tradicional os mais influentes .


Este desporto visa aplicar e melhorar a eficácia das técnicas de combate aplicando-as de uma forma mais natural e eficaz . Pretende-se através do equipamento de protecção minimizar os danos físicos .
Sendo considerado um desporto para todas as camadas etárias procura-se activar e incentivar a práctica desta modalidade excepcional para aumentar a capacidade do rendimento físico geral , desenvolver e aperfeiçoar da melhor forma a circulação , o domínio mental ( nervoso ) , assim como as qualidades físicas básicas , bem como a defesa pessoal . A prática desta modalidade pode ser encarada como de manutenção ou de competição.



A razão porque lhe chama-mos o desporto do futuro é porque a modalidade é extremamente nova ( tem cerca de 20 anos ) e já cresceu o suficiente para se colocar ao nível das outras artes marciais . Tem bastantes influências Como qualquer nova arte marcial , ainda lhe falta alguma experiência , mas apresenta grandes potencialidades de evolução. Considero-a uma das mais completas artes marciais e é aconselhável a miúdos e a graúdos como arte de defesa pessoal ou como modalidade de competição.


O kick Boxing divide-se nas seguintes modalidades:

No SEMI-CONTACT as lutas são tipo Karatê, a cada golpe em que um dos atletas é acertado para-se a luta e o árbitro adiciona 1 ponto ao lutador que aplicou o golpe. É o menos agressivo dos estilos de luta do Kickboxing no qual todos os golpes só podem ser deferidos da cintura para cima e a luta tem uma duração de 2 rounds de 2 minutos de combate por 1 de descanso.

No LIGHT CONTACT, como o próprio nome diz, as lutas são leves, sem o uso de muita força. O objetivo é marcar o maior número de pontos exigindo um bom nível técnico, uma boa velocidade dos golpes e um ótimo domínio motor. Os golpes são da cintura para cima e esta luta também tem a duração de 2 rounds de 2 minutos de combate por 1 minuto de descanso.

No FULL CONTACT as lutas são mais duras onde os lutadores batem colocando toda sua força, mas de forma comedida para não se perder a técnica e não se cansar logo no primeiro round e não conseguir prosseguir com o mesmo desempenho no restante do combate. Os golpes são aplicados da cintura para cima. Nos campeonatos amadores as lutas são de 3 rounds de 2 minutos de luta por 1 de descanso e é obrigatório o uso do capacete. Nos campeonatos profissionais as lutas são de no mínimo 5 rounds e no máximo 15 e não faz-se o uso de capacetes, porém, as demais proteções são obrigatórias como coquilha, caneleiras, protetores de pé, e protetor bucal. Nas lutas femininas ao invés da coquilha usa-se o protetor de mamas.

No LOW KICK o estilo das lutas é o mesmo do FULL CONTACT sendo que valendo chutes abaixo da cintura e não é obrigatório o uso de caneleiras.

Ainda existe um outro estilo conhecido como THAI BOXING, uma versão mais amena do MUAY THAI na qual o estilo das lutas são como no LOW KICK acrescentando-se as joelhadas a qualquer altura e onde não é obrigatório o uso nem de caneleiras nem de protetores de pé.
As faixas:

A graduação utilizada pela Confederação Brasileira de Kickboxing é: branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta.


Sem comentários: